Matheus Araujo Fonseca

Ensino-Aprendizagem e Gestão de mudança

Sou um gerente de projetos educacionais com experiência em projetos personalizados de aprendizagem com apoio de metodologias de gestão de mudança para que o treinamento e a cultura de aprendizado estejam alinhados aos indicadores estratégicos da empresa. Meu foco de pesquisa está em aprendizagem e saúde do trabalho, tendo a abordagem fenomenológico-existencial como base teórica. Contribuo na pesquisa com habilidades e competências que variam da academia ao mercado como: método fenomenológico, fenomenologia existencial (Heidegger, Merleau-Ponty e Hannah Arendt), psicologia comportamental, epistemologia (Bachelard), entrevistas de profundidade, focus group, teste A/B, análise de dados, programação (C, python, VBA e javascript), análise de dados (PowerBI e SQL), experiência do usuário (mapa de empatia, persona e jornada), gamificação ágil, design thinking (e aplicado à estratégia com a metodologia da IDEO), design sprint, metodologias ágeis (triple track agile, lean, scrum), design organizacional (Holacracia e O2), design de processos (BPM), estudos de futuros (foresight e construção de cenários), gestão de mudanças (mapa de stakeholders, pesquisas de prontidão para mudança e análise de risco), metodologias ativas de aprendizagem (team based learning, peer learning, problem/project based learning), facilitação (estruturas libertadoras), design de experiências de aprendizagem (arcos de aprendizagem Kaospilot, backcasting e 6Ds), aprendizagem auto-dirigida, aprendizagem em comunidade, aprendizagem informal.

Graduação

Universidade de São Paulo (2017 - Finalizado)

Pesquisas

Artigo
Arcos de Aprendizagem: a ferramenta que faltava para seu planejamento de aula

O campo da educação cresceu e tomou mais espaço durante a pandemia, mas ainda carrega muitos desafios consigo. Além da dificuldade de pro...