Artigo

A Metodologia Caso De Ensino Como Estratégia No Contexto Pandêmico De Ensino Remoto

Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha

Resumo

O presente artigo propõe pensar o contexto atual da pandemia instaurada pela Covid-19 a partir das lentes da educação. O foco está no ensino e aprendizagem em Administração, elegendo-se, para tanto, como objeto empírico, uma Academia de Ensino de uma escola técnica de São Paulo, voltada para formação de gestores de negócios de bens de consumo não duráveis. O objetivo dos autores é o de investigar, no contexto do ensino remoto, em um primeiro momento, quais os paralelos possíveis entre essa metodologia, Caso de Ensino, e a literatura das Metodologias Ativas, para em seguida evidenciar de que maneira a Metodologia Caso de Ensino foi percebida pelos estudantes como uma estratégia adequada para sua aprendizagem. Para tanto, adota-se uma abordagem de pesquisa qualitativa com as reflexões teóricas sobre as Metodologias Ativas, e, ainda, apoia-se no método do Estudo de Caso, para realizar as investigações juntos aos estudantes, por meio de questionários elaborados na plataforma Survey Monkey. Define-se assim, como problemática que perpassa essa pesquisa, o seguinte questionamento: de que maneira a Metodologia Caso de Ensino pode ser considerada uma estratégia adequada para o ensino remoto? Como principais resultados tem-se que o Caso de Ensino adotado pela Academia é uma estratégia adequada para o ensino remoto, por trazer no seu desenho metodológico os princípios norteadores das Metodologias Ativas que contribuem para uma aprendizagem efetiva e significativa, além de ser reconhecida como tal pelos estudantes que destacam a sua capacidade de contribuição sobre quatro aspectos principais: (i) aprendizagem prática; (ii) dinamismo das aulas; (iii) qualidade do desafio; e (iv) engajamento

Aplicação

Concepção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e de projetos pedagógicos com foco na aprendizagem baseada na prática. Formação de professores. Curadoria de conteúdos educativos. Elaboração de material pedagógico com foco em negócio.