Para onde ir? Dicas para escolher os melhores canais de divulgação para a sua marca

Publicado em 01/11/2021 por

No meio de um mar de opções, muitos profissionais e empresas ficam em dúvida sobre em quais canais de divulgação devem investir para potencializar a marca.

Tempo e dinheiro são recursos que não podem ser desperdiçados, mas tem outro tão importante quanto: a atenção do seu cliente. Imagine-se em uma rua lotada de anúncios e de pessoas fazendo a divulgação do próprio negócio. Será impossível prestar atenção em tudo, concorda? Então, qual será que vai atrair você? Aquela que estiver de acordo com seu perfil e com seus interesses.

Mas como escolher os melhores canais de divulgação para apresentar a sua marca/o seu produto/serviço e chegar até o consumidor? Confira essas três dicas abaixo!

1. Vá atrás do seu cliente

Essa é a principal dica: você precisa estar onde o seu cliente também está. Se ele prefere conteúdos on-line, invista nesses canais de divulgação. Agora, se o consumidor está mais no mundo off-line, é lá que ele deve encontrar você. Muito mais importante do que estar nas “redes sociais do momento” ou no “pontos em que a marca sempre esteve”, é o seu negócio ser encontrado pelas pessoas certas. E como fazer isso? Perguntando ao seu cliente, estudando o mercado, ouvindo o que os consumidores têm a dizer. Com essas respostas em mãos, você conseguirá investir nas oportunidades corretas.

2. Busque plataformas que comportem o seu conteúdo

E aliado ao que foi dito acima, dentre as opções que fazem sentido para o seu consumidor, é preciso estar nos canais que conversem com o conteúdo que você pretende criar. Por exemplo, se o seu produto ou serviço é mostrado melhor em vídeos e é dessa forma que o seu conteúdo será apresentado, não adianta colocar tempo e recursos numa mídia impressa, concorda? Da mesma forma, se o mais importante para o seu cliente é o contato direto com o vendedor, por que usar só redes sociais? Ou seja, antes de escolher os melhores canais de divulgação, é preciso planejar, em detalhes, como essa promoção será feita.

3. Entre naqueles em que você consiga se fazer presente

O maior erro de alguns negócios, principalmente os de pequeno e médio porte, é querer se fazer presente em todos os canais de divulgação quando isso não é uma realidade dentro da empresa. Por isso, a última dica é verificar o que está dentro das suas possibilidades no momento e direcionar seu foco para isso. Não adianta ter um perfil em cada rede social se eles não serão alimentados com frequência; ou ter um espaço físico que nunca apresenta novidades.

Lembre-se: tudo bem começar pequeno para que tudo seja feito da melhor maneira possível. Depois, com o crescimento do negócio, você também poderá expandir os canais de divulgação!

E antes de encerrarmos, uma dica extra: permita-se testar, errar, aprender, mudar, tentar de novo. Muitas vezes podemos achar que certo tipo de divulgação será o melhor para nossa marca, mas pode ser que o tempo prove o contrário. Sem problemas! Aprenda com os erros, estude novamente o seu cliente, veja o que deu errado e direcione os seus recursos para uma nova possibilidade.

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