Como construir uma marca sólida e por que isso é importante

Publicado em 18/11/2021 por

O nome de uma marca é importante, com certeza. Afinal, é por meio dele que você vai apresentar o seu produto ou serviço para os clientes em potencial. Mas há outros pontos que devem ser pensados e planejados quando você estiver desenvolvendo a sua marca, pois ela é a responsável pela percepção que o cliente terá da sua empresa. Quando um profissional vai desenvolver um logotipo, por exemplo, ele precisa analisar diversos pontos (como setor do produto/serviço oferecido, público-alvo, personalidade da empresa etc.), para que eles estejam alinhados e conversando entre si. Tudo isso é importante, porque ser lembrado positivamente pelo consumidor é um dos principais pontos na construção de um negócio de sucesso. E, quanto mais a sua marca estiver sólida, consistente e posicionada corretamente, mais fácil será para as pessoas lembrarem e indicarem.

Passo 1: Estude o mercado e decida como você quer posicionar a sua marca

A primeira coisa a ser feita é uma densa e detalhada pesquisa de mercado para estudar o público-alvo, os concorrentes, os pontos de venda e outros aspectos que possam ser importantes para a sua empresa. Com essa análise feita, vem a pergunta-chave: como você quer posicionar a sua marca? Para responder ela, é preciso ter definido quem será o seu público, qual será a característica principal dela (inovadora, barata, moderna etc.), onde ela será divulgada, como ela vai se destacar dos concorrentes… enfim, tudo o que for necessário para montar a personalidade dela.

Passo 2: Crie a identidade visual e a personalidade da marca

Nome, logo, slogan, paleta de cores, missão, visão, valores, tom de voz: tudo isso faz parte da identidade e da personalidade da sua empresa — portanto, todos esses pontos precisam conversar entre si e com o consumidor que você pretende conquistar. Quer um exemplo? O Nubank é um banco relativamente novo no mercado, mas ao ver a cor roxa, ou as letras “Nu”, ou até uma mensagem divertida sobre finanças, nos recordamos da marca rapidamente.

Passo 3: Leve essa unidade para todos os meios de comunicação da marca

Com a personalidade e a identidade visual definidas, elas serão o seu manual para toda a comunicação da empresa. Desde as redes sociais até o atendimento ao consumidor, por exemplo. Ainda usando o exemplo do Nubank, dê uma rápida volta nas redes sociais da marca e veja como os elementos-chave são sempre os mesmos. Isso cria uma relação de proximidade muito forte entre cliente e empresa, como se fossem velhos conhecidos.

Passo 4: Ouça constantemente o consumidor

E falando em cliente, esteja sempre atento ao que ele diz. A cada feedback que receber, analise, estude e incorpore o que fizer sentido para a empresa. O objetivo da sua marca é se comunicar com o consumidor, é estar presente da mente do público. Então esteja disposto a ouvir o que ele diz e a adaptar o que for necessário para alcançar essa meta. Passo extra (e constante): Conte com o apoio de profissionais qualificados e inspire-se em marcas de sucesso Consolidação de marca não é uma tarefa fácil ou rápida, mas traz resultados incríveis. Sempre que necessário, conte com profissionais que vão lhe ajudar a colocar em prática o que você tem no papel. Amazon, Coca-Cola, Apple, Netflix, Natura e até o próprio Nubank, já citado anteriormente, podem (e devem) ser boas inspirações sobre posicionamento de marca. Mesmo que o seu negócio seja pequeno ainda, você pode observar e aprender com grandes empresas

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