7 passos para exercer uma boa liderança
Publicado em 10/01/2022 por
Nos últimos anos foi possível observar uma crescente onda de materiais para aqueles que desejam se tornar bons líderes — livros, cursos, vídeos informativos, workshops, palestras etc.
Isso porque aquele perfil de líder inacessível, que não confia em ninguém, que faz tudo sozinho, que não concorda com nenhuma mudança e não aceita ser contrariado, pode ter sido popular no passado, mas esse modelo já foi abandonado muito tempo atrás.
Hoje vemos que uma boa liderança exige, além de boa capacitação profissional, habilidades sociais e de gestão — pontos que podem ser devolvidos!
1. Nunca deixe de estudar
Com tanto material à disposição na internet, por que não aproveitar para se profissionalizar em liderança? Provavelmente há muitas técnicas que você aprenderá somente na prática, dentro da realidade da empresa na qual está inserido. Mas é interessante utilizar diferentes pontos de vista, então com certeza há muitos conteúdos que outros profissionais podem te ensinar.
2. Lidere as pessoas como você gostaria de ser liderado
Essa outra versão da frase “trate o próximo como você gostaria de ser tratado” diz respeito à empatia que o líder deve ter com seus subordinados. Coloque-se no lugar dos colaboradores, ouça as sugestões que surgirem e busque uma liderança que, além de eficaz, seja humana e inclusiva.
3. Invista em boa comunicação
Assim como em qualquer relação pessoal, comunicação é a chave. Ao passar uma mensagem para sua equipe, seja direto, transparente, sincero, empático e seguro de si. Pratique o lema de “deixar a porta sempre aberta” para questões que possam surgir, dê feedbacks constantes (tanto quando forem positivos quanto negativos) e, acima de tudo, além de falar, esteja sempre disposto a ouvir.
4. Busque o equilíbrio
Eventualmente será necessário fazer cobranças e feedbacks negativos. Porém, na mesma medida, surgirão momentos de defender a sua equipe, de elogiar, de dar retornos positivos. Quando se está em um cargo de liderança, pode ser difícil equilibrar “o policial bom e o mau”, mas ambos os posicionamentos são necessários para o crescimento dos funcionários.
5. Saiba confiar e delegar
Há líderes que acreditam que precisam saber de tudo o que acontece na empresa, mas a verdade é que isso gera sobrecarga de trabalho. Para evitar isso, é preciso treinar a sua equipe, confiar nela e delegar tarefas e decisões para os colaboradores que estiverem preparados.
6. Seja um líder que faz os colaboradores crescerem
Também faz parte da liderança identificar e incentivar o talento de cada integrante da equipe — algo que será bom para a pessoa e para a empresa. Líderes que ensinam, direcionam e dão espaço para os funcionários crescerem em conjunto são os que formam verdadeiros times.
7. Seja o exemplo
Por último, e mais importante, o líder precisa ser exemplo em tudo o que deseja que seu time seja exemplar. Comprometimento, criatividade, disposição para ensinar e aprender, proatividade, segurança, abertura para mudanças, trabalho em equipe são algumas das características que contribuem para o sucesso no trabalho (e na liderança!).