Design da informação: o que é e como você deve usá-lo

Publicado em 27/11/2021 por

O que é?

O design da informação também é conhecido como infodesign. Como o próprio nome já diz, ele trata de como a informação será apresentada ao público. Em vez de focar somente no conteúdo, essa área se preocupa com a estrutura da mensagem, a fim de que as pessoas compreendam os dados com maior clareza e eficácia. Através do infodesing, informações complexas são facilmente organizadas e entendidas. Em suma, o design da informação usa diferentes recursos para potencializar a mensagem, deixando mais atrativa e, assim, captando maior atenção do público. Isso se dá por meio de imagens, gráficos, tabelas ou desenhos aliados às palavras e aos dados fornecidos, tanto no meio analógico quanto no digital. Ele pode ser aplicado em diversos setores e para públicos distintos, alguns exemplos que aparecem com frequência são na área da educação, do marketing, da segurança e na da saúde

Por que o design da informação é importante

As palavras-chaves já apareceram no tópico anterior: atenção do público. Vivemos em uma sociedade em que o volume de informações disponível é muito alto. Portanto, é impossível processar e compreender todos os dados que recebemos diariamente. Exatamente por isso, a atenção do público se tornou um ativo escasso, pelo qual pessoas e empresas precisam batalhar para conseguir. O design da informação entra exatamente aí: como uma técnica para auxiliar a captar a atenção das pessoas e, ao mesmo tempo, ajudá-las a compreender com clareza a mensagem que você ou a sua empresa está passando.

Como aplicá-lo no seu negócio

Apesar de ser um conceito relativamente novo, o design da informação já é aplicado em diversas situações. Quando vemos um infográfico (como os que foram circulados com medidas de segurança contra a covid-19, por exemplo) que mesclou desenhos e palavras para passar dados, muitas vezes complexos, de modo claro e objetivo, estamos vendo o infodesign em ação. A mesma coisa ocorre em alguns vídeos explicativos, manuais de instrução e apresentações profissionais.

Para usar o design da informação no seu negócio, primeiramente é preciso planejar a comunicação a ser desenvolvida. Há dois fatores que devem ser analisados durante esse planejamento, pois eles influenciam na organização do conteúdo: o tipo de mídia no qual a mensagem será circulada e o público-alvo que ela pretende atingir. Em posse dessas definições, será possível escolher qual é a melhor linguagem, quais elementos são essenciais ou dispensáveis na sua comunicação, qual/quais cores podem ser mais atrativas e qual é o melhor método para facilitar a compreensão (desenhos, gráficos, tabelas, vídeos etc.).

Uma dica importante é se colocar no lugar de quem receberá o material. Caso você não seja o público-alvo principal, procure alguém que se encaixa no perfil e peça opiniões, colha dados, faça testes. Tenha sempre em mente que o objetivo é que a mensagem chegue e seja compreendida facilmente pelas pessoas certas. O design da informação pode ser muito útil em várias situações, como posts em redes sociais, artigos em sites, apresentações escolares ou profissionais, panfletos de divulgação e por aí vai. Veja o que se encaixa melhor para o seu negócio e experimente!

Últimos conteúdos do blog

Conteúdos originais produzidos por nossa equipe com a participação de empresas e pesquisadores da rede

xxx
7 passos para exercer uma boa liderança

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que muitos podem ser chefes, mas são poucos os que sabem ser líderes. Isso porque a real lideran...

info
Design da informação: o que é e como você deve usá-lo

Você já ouviu falar em design da informação? Se não, prepare-se, pois ele pode ser um parceiro importante para o seu negócio!

brand
Como construir uma marca sólida e por que isso é importante

Você sabia que cultivar uma marca forte vai além de pensar em um bom nome para o seu negócio?

livros
Para onde ir? Dicas para escolher os melhores canais de divulgação para a sua marca

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e novas oportunidades surgem a todo momento. Como divulgar a minha marca nesse cenário?

Ver mais conteúdos