Como ser bem sucedido na escolha de onde comercializar o meu produto?

Publicado em 18/10/2021 por

No texto de hoje vamos focar apenas em um P, o de praça, que pode ser associado ao eixo comercial do negócio.

A espinha dorsal do marketing está nos seu composto, formado por quatro pilares: produto, preço, praça e promoção. No texto de hoje vamos focar apenas em um P, o de praça, que pode ser associado ao eixo comercial do negócio.

O P de praça é muito importante para quem quer ter um negócio de sucesso. O gestor do negócio deve dar toda sua atenção para a escolha correta dos canais em que irá comercializar seus produtos, inclusive considerando o papel de cada canal.

Isso passa por perguntar: quero gerar volume de vendas ou somente melhorar a imagem do meu produto nesse canal enquanto aumento as vendas em outro canal? Um exemplo interessante dos autores Motta, Serralvo e Santos (2017) é a fralda de bebês em lojas de produtos infantis. Certamente a Pampers fatura muito mais no canal farmácia, porém pode ser interessante para a imagem da marca, fazer-se presente na Alô Bebê, por exemplo, que pode conferir visibilidade e lembrança de marca.

Uma vez definidos os canais, outra decisão importante é estabelecer as metas de distribuição por canal: quais serão os pontos de venda, em que regiões e quantos? Vou conseguir distribuir meus produtos diretamente ou terei que acionar um terceiro (distribuição indireta por meio de atacado, representante ou distribuidor).

Com os canais estabelecidos, e já com os produtos nos pontos de venda, a marca precisa definir os padrões de serviço em cada estabelecimento: como será feito o merchandising, como será a logística, os espaços nas gôndolas, além de gerenciar os estoques.

Últimos conteúdos do blog

Conteúdos originais produzidos por nossa equipe com a participação de empresas e pesquisadores da rede

xxx
7 passos para exercer uma boa liderança

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que muitos podem ser chefes, mas são poucos os que sabem ser líderes. Isso porque a real lideran...

info
Design da informação: o que é e como você deve usá-lo

Você já ouviu falar em design da informação? Se não, prepare-se, pois ele pode ser um parceiro importante para o seu negócio!

brand
Como construir uma marca sólida e por que isso é importante

Você sabia que cultivar uma marca forte vai além de pensar em um bom nome para o seu negócio?

livros
Para onde ir? Dicas para escolher os melhores canais de divulgação para a sua marca

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e novas oportunidades surgem a todo momento. Como divulgar a minha marca nesse cenário?

Ver mais conteúdos