Como ser bem sucedido na escolha de onde comercializar o meu produto?
Publicado em 18/10/2021 por
No texto de hoje vamos focar apenas em um P, o de praça, que pode ser associado ao eixo comercial do negócio.
A espinha dorsal do marketing está nos seu composto, formado por quatro pilares: produto, preço, praça e promoção. No texto de hoje vamos focar apenas em um P, o de praça, que pode ser associado ao eixo comercial do negócio.
O P de praça é muito importante para quem quer ter um negócio de sucesso. O gestor do negócio deve dar toda sua atenção para a escolha correta dos canais em que irá comercializar seus produtos, inclusive considerando o papel de cada canal.
Isso passa por perguntar: quero gerar volume de vendas ou somente melhorar a imagem do meu produto nesse canal enquanto aumento as vendas em outro canal? Um exemplo interessante dos autores Motta, Serralvo e Santos (2017) é a fralda de bebês em lojas de produtos infantis. Certamente a Pampers fatura muito mais no canal farmácia, porém pode ser interessante para a imagem da marca, fazer-se presente na Alô Bebê, por exemplo, que pode conferir visibilidade e lembrança de marca.
Uma vez definidos os canais, outra decisão importante é estabelecer as metas de distribuição por canal: quais serão os pontos de venda, em que regiões e quantos? Vou conseguir distribuir meus produtos diretamente ou terei que acionar um terceiro (distribuição indireta por meio de atacado, representante ou distribuidor).
Com os canais estabelecidos, e já com os produtos nos pontos de venda, a marca precisa definir os padrões de serviço em cada estabelecimento: como será feito o merchandising, como será a logística, os espaços nas gôndolas, além de gerenciar os estoques.